HISTÓRIA | Gabriel Aguiar
top of page
200922_GABRIEL_DP26125.JPG

Meu nome é

Gabriel Aguiar

Sou biólogo e acabei de concluir o mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFC. Há oito anos estou na causa ambiental lutando contra a derrubada de árvores, combatendo incêndios criminosos nas florestas e preservando a vida de animais silvestres. Acredito que defender o Meio Ambiente vai muito além de defender árvores e animais. É sobre levar saneamento básico e coleta de lixo para todas as casas, sobre fazer as pessoas viverem de maneira digna, protegidas de doenças, tendo acesso às áreas verdes da cidade e a iniciativas criativas de economia sustentável. Meio Ambiente é tudo isso!

Infância

Desde criança fui fascinado em observar a natureza. Olhava para pequenas lagartixas andando em grande árvores e já entendia que a vida era muito maior do que as coisas que eu via dentro do meu quarto. Vendo a minha curiosidade pelos animais e plantas, minha mãe, Hermínia Lima, aos poucos foi me mostrando o mundo da biologia. Por ser professora e por ser mãe, ela entendeu para o que os meus olhos brilhavam.
Ao mesmo tempo que viajava com meu pai, Zito Aguiar, pelo interior do Ceará conhecendo a realidade do semiárido nordestino. Enquanto meu pai trabalhava para implementar cisternas para as pessoas que viviam sem água, fui me encantando com aquele trabalho e entendo que aquilo estava diretamente ligado com a preservação do Meio Ambiente.

gab.jpg

Ambientalismo

“Se vocês não saírem daí, vamos jogar bomba!” 
Foi no meio de uma tarde comum que fiquei sabendo da ocupação que ambientalistas estavam fazendo para impedir a derrubada de centenas de árvores no Parque do Cocó. Corri para lá e vi várias pessoas de mãos dadas usando seus próprios corpos para impedir tratores de destruir todas aquelas vidas. Quando eu resolvi segurar a mão daquelas pessoas a minha vida mudou. Um batalhão de choque estava posicionada para jogar bomba de gás lacrimogêneo e atirar balas de borracha. Foi tanta explosão e fumaça contra nós que parecia que o Cocó estava pegando fogo. Desde aquele momento resolvi dedicar a minha vida a defender as áreas verdes de Fortaleza. Junto com outros ambientalistas fundei o Fortaleza Pelas Dunas, movimento que conseguiu mobilizar o Brasil inteiro para impedir a destruição de 70 campos de futebol de floresta em uma área com animais e plantas ameaçados para fazer um loteamento privado. Esse lugar se chama Mata do Miriú, e a graças a mobilização política continua protegido. Mas devido a pressões, principalmente do Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, essa área voltou a ser ameaçada. 

trilhas1.jpg

Política

“Como mudar as coisas, senão com a política?”
Depois de muita reflexão, entendemos que a única maneira de defender uma vez por todas a natureza seria disputando a política. Com o apoio de vários movimentos sociais e ambientalistas decidimos aceitar esse desafio. Construímos a proposta do Mandato Ambientalista e na construção da Fortaleza Verde.

Vamos nessa? :)

respect existance.png
bottom of page